Já se sabe os benefícios que gerar a própria energia pode trazer para residências, empresas ou até mesmo fazendas, mas você sabia que é possível gerar energia solar em apartamentos? Isso mesmo! Ao instalar os painéis fotovoltaicos você pode produzir energia utilizando a irradiação do sol mesmo em um condomínio.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este conteúdo e veja como aplicar a energia limpa e sustentável em apartamentos.

É preciso ter energia solar para o prédio todo?

Apesar de ser comum que a instalação das placas do apartamento seja feita no telhado do condomínio, é totalmente possível direcionar a fabricação de energia somente para um ou mais apartamentos.

Onde instalar os painéis?

Hoje em dia no próprio planejamento da construção de alguns edifícios, já é pensado para a instalação da energia solar. Mas em qualquer projeto sempre é possível fazer adaptações. Apartamentos na cobertura ou térreo são bem mais fáceis. Veja a seguir:

– Para quem mora na cobertura

A cobertura de um prédio possui disponível uma área de telhado/laje, onde é possível ser instalado o sistema de energia solar sem problemas.

– Para quem mora no térreo

Para moradores do térreo, uma alternativa é instalar o sistema no quintal, pois por serem áreas maiores, recebem uma boa irradiação solar. A instalação do sistema fotovoltaico é feita utilizando uma fixação para solo.

OBS. Também é possível colocar as placas solares nas sacadas ou na fachada do prédio. No entanto, é preciso ter atenção e observar se nesses lugares existem bloqueios como sombreamentos de árvores ou do próprio prédio.

Quem consome a energia gerada?

A energia gerada pelos painéis solares pode ser utilizada tanto somente pela pessoa que comprou o sistema, quanto para vários moradores das áreas comuns do condomínio.

De acordo com a concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para casos em que a produção de energia elétrica é compartilhada por vários membros de um edifício, todos os moradores se juntam para investir na instalação do sistema fotovoltaico.

Depois da instalação, a energia gerada vai ser dividida entres os apartamentos e as áreas de uso comum do condomínio.

Gostou do post? Então não deixe de nos acompanhar também no instagram.