Energia solar para hospitais e clínicas
Hospitais e clínicas médicas são grandes consumidores de energia e, além disso, possuem outros custos operacionais. Isso torna necessária a adoção de medidas de economia para que o negócio seja o mais sustentável possível. Como sabemos, a eletricidade é a base de todos os processos produtivos e de serviços, então entendemos que a energia solar em hospitais e clínicas médicas podem trazer um excelente retorno e alívio para as finanças, sem falar na possibilidade de valorização da marca e a conquista de novos clientes.
O retorno da energia solar para hospitais e clínicas médicas
Existem muitas vantagens com a energia solar em hospitais e clínicas médicas, mas vamos focar aqui em duas: a economia financeira e o marketing verde.
Coloque na ponta do lápis os custos para manter todos os equipamentos do hospital ou da clínica em pleno funcionamento. Certamente, você já descobriu que, dentro dessas despesas, a conta de energia mensal – com seus tributos, impostos e taxas – consome uma grande parte do seu faturamento.
Essa é principal vantagem da energia solar. Dependendo da capacidade de produção que for instalada, você consegue economizar até 95% na sua conta mensal. Imagine e economia de um ano produzindo a sua própria energia. Certamente sobrariam mais recursos para novos investimentos e expansão, certo?
Outra vantagem da energia solar para hospitais e clínicas médicas é que, com a adoção de uma fonte de energia renovável e não poluidora, a gestão demonstra a preocupação do estabelecimento com o meio ambiente e o futuro da sociedade – e a transmissão de valores como esse, certamente, elevam o negócio a outro patamar.
Dessa forma, é possível trabalhar com o chamado “marketing verde”, que nada mais é do que a criação de estratégias de promoção voltadas ao consumidor consciente, que vem crescendo consideravelmente. Tratam-se de pessoas que valorizam e consomem produtos e serviços que tenham valores de sustentabilidade realmente colocados em prática.
O maior hospital com energia solar do mundo é no Haiti
O maior hospital movido à energia solar do mundo teve seu sistema construído em 2013, no Haiti, três anos após a tragédia do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas.
Localizado a 48 km da capital Porto Príncipe, o Hospital Universitário de Mirebalais conta com mais de 1,8 mil painéis fotovoltaicos instalados no telhado, e que geram além de 100% da energia elétrica que é consumida no hospital, desafogando o setor energético da região.
A implantação do sistema de energia solar para hospitais se justificou por vários motivos no estabelecimento haitiano. Eis alguns problemas enfrentados anteriormente, segundo divulgação do próprio hospital:
- A energia elétrica se esgota na região, em média, três horas por dia;
- Cirurgias eram colocadas em risco, bem como ventiladores neonatais, a cadeia de frio e inúmeras atividades eram interrompidas;
- Com a interrupção de energia, equipamentos eram danificados e os cuidados com a saúde da população local ficavam comprometidos.
Viu como a energia solar para hospitais e clínicas médicas pode trazer uma série de benefícios nas atividades produtivas dos estabelecimentos? Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o que a energia solar pode fazer pela sua clínica médica ou hospital, fale com a nossa equipe! Até a próxima.