A conta de energia é um dos custos que mais pesam no orçamento dos brasileiros. E para economizar na conta sua de luz, é preciso evitar o desperdício de energia elétrica, ficar atento às suas instalações elétricas e identificar os aparelhos que consomem menos energia. Isso mesmo! Alguns equipamentos são vilões em casa, pois aumentam o gasto energético e, consequentemente, interferem no valor da conta de luz. Por isso, listamos aqui, os 7 aparelhos domésticos que consomem mais consomem energia.

Nesse texto vamos mostrar como o uso de alguns aparelhos pode interferir no valor que você paga mensalmente!

1. Geladeira

Em média, a geladeira representa 25% a 30% do valor da sua conta de luz, o que significa que ela é responsável por boa parte da sua conta de energia. Na hora da compra, lembre-se sempre de verificar o selo de economia de energia INMETRO/PROCEL, e o consumo declarado pelo fabricante.

2. Ar-condicionado

O ar-condicionado já é conhecido como um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia. Para que esse aparelho cumpra sua função de “esfriar” ambientes, é necessário consumir uma boa carga de energia, o que representa em média 2% a 5% do valor da sua conta de luz.

3. Máquina de Lavar Roupa

Outro vilão no consumo de energia é a máquina de lavar roupa, representando de 2% a 5% do total da conta de energia elétrica. Se o aparelho tiver também a função de secagem, o consumo é ainda maior. Para ter uma máquina de lavar mais econômica, dê preferência apenas nos modelos automáticos, e não os semiautomáticos e tanquinhos.

4. Ferro Elétrico

O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor da sua conta de luz. Uma dica para economizar mais na utilização do ferro, é ajustar para utilizá-lo sempre na menor temperatura indicada pelo tipo de tecido que se está passando. Pois quanto maior a temperatura usada, maior o seu consumo.

5. Chuveiro Elétrico

Por ser um dos equipamentos domésticos de maior potência, o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% a 35% do valor da conta de energia. E posicioná-lo na indicação verão, pode ajudar bastante na redução do consumo. Isso porque, na opção “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média.

6. Televisor

Muita gente subestima, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia, cerca de 10% a 15% do consumo em eletricidade. Uma boa prática é sempre tirar o televisor da tomada quando não estiver usando – uma atitude simples, mas que geram uma boa economia no fim do mês.

7. Lâmpada

Por último, a iluminação é um dos maiores custos de energia doméstica, e chega a representar uma média de 15% a 25% do valor da sua conta. Uma solução é optar pelas lâmpadas do tipo LED, pois possuem o menor consumo de energia, o que chega a gerar uma economia de até 80%.

 

Quer mais economia? Continue no blog e descubra 5 motivos inegáveis para você ter energia solar.